A tecnologia tem facilitado (e muito) o dia a dia dos restaurantes com o serviço de delivery. Isso porque, com a evolução do mercado e as mudanças nos hábitos de consumo, o setor de alimentação viu no serviço de delivery uma oportunidade de expansão e fortalecimento do negócio.
Oferecer comida por meio de entregas em domicílio não é mais um luxo, mas sim uma necessidade para muitos clientes, que buscam praticidade e comodidade. Pensando nisso, vamos explorar cinco dicas essenciais para garantir que seu restaurante se destaque e seja um sucesso no serviço de delivery.
O mercado de delivery no Brasil
Antes de trazermos as dicas, vamos entender melhor o cenário do delivery no país. Este meio é o principal responsável pelo consumo de alimentos e bebidas fora de casa no Brasil, ganhando da experiência presencial nos restaurantes, bares e lanchonetes.
Em 2023, dados apontam que mais de 800 mil postos de trabalho foram criados no setor, não considerando apenas os entregadores, mas também os colaboradores nas empresas de food service.
Esse aumento nas vagas de emprego é reflexo do crescimento no número de pedidos pelos clientes. Afinal, com as plataformas de delivery, o acesso a novos estabelecimentos fica facilitado, contribuindo para que as pessoas conheçam diferentes empresas e gastem mais.
Além disso, cada negócio pode estar presente em mais de uma plataforma e inclusive ter a sua própria, o que aumenta as chances de ser visto pelos clientes e receber mais pedidos para atender.
Por que contar com delivery no restaurante?
Como acabamos de ver, nos últimos anos, o serviço de delivery tornou-se uma parte indispensável do setor de restaurantes por uma série de motivos. Em primeiro lugar, ele oferece conveniência aos clientes, permitindo que desfrutem de uma refeição de qualidade no conforto de seus lares.
Afinal, é normal que as pessoas busquem comodidade e conforto em seu cotidiano e isso envolve todas as áreas da vida, incluindo a alimentação.
Com a rotina mais corrida, muitos querem comer bem, mas não têm tempo de preparar suas refeições e encontram nas entregas de restaurantes uma solução para essa questão. Por isso, os estabelecimentos precisam estar atentos às necessidades do público.
Além disso, o delivery pode representar uma fonte adicional de receita para o restaurante, ampliando seu alcance e atendendo a uma demanda crescente por comida de qualidade entregue em casa.
Outro ponto a considerar é que cada vez mais estabelecimentos contam com delivery, então quem não acompanha esse movimento do mercado pode ficar para trás – pesquisas apontam que durante a pandemia 90% dos restaurantes aderiram à modalidade de entregas.
Vale lembrar também que a tecnologia tem facilitado bastante o acesso dos clientes ao delivery e o oferecimento do serviço por parte dos restaurantes – e é sobre isso que vamos falar logo mais.
5 dicas para bombar seu restaurante no delivery
Já entendemos que o delivery é importante para seu negócio e implementar essa modalidade no restaurante exige algumas mudanças, em especial para dar conta dos pedidos no salão e para entrega.
Para te ajudar a conciliar todas as demandas e se destacar dos concorrentes no delivery, separamos 5 dicas para você aplicar no restaurante:
Invista no cardápio e embalagens
A apresentação do prato é tão importante quanto seu sabor. Escolha embalagens que preservem a temperatura e a integridade dos alimentos durante o transporte, garantindo que cheguem frescos e apetitosos ao cliente.
Além disso, diversifique seu cardápio com opções que atendam a diferentes gostos e restrições alimentares – esse ponto é essencial para alcançar novos clientes. Também vale destacar os pratos mais populares e criar promoções exclusivas para incentivar os pedidos nas plataformas de delivery.
Em todos os momentos, vale ouvir o que seu cliente tem a dizer e procurar adequar isso com o estilo do seu restaurante, lembrando sempre dos preços mais adequados, para não prejudicar seu caixa e nem afastar potenciais clientes.
Otimize o tempo de entrega
Mantenha os clientes informados sobre o status do pedido e trabalhe para minimizar o tempo de espera. Uma entrega rápida e eficiente contribui para a satisfação do cliente e aumenta a probabilidade de repetir a experiência.
Neste sentido, é preciso contar com uma boa equipe de entregadores, para que finalizem os pedidos com rapidez, sem perder a qualidade.
Mas a entrega é apenas a última etapa dos pedidos e a produção dos pratos deve receber uma atenção especial. Para garantir que os clientes sejam atendidos no prazo, é importante contar com um sistema de gestão que centralize todos os pedidos, do salão até a entrega.
Vamos falar sobre o uso desse software após as dicas, mas guarde esse ponto na cabeça, pois ele apoiará muito sua gestão, inclusive em outros aspectos da empresa.
Invista em marketing digital
É possível que seu cliente te encontre direto na plataforma de delivery, mas esse não é o único caminho. A internet permite que você seja visto em outros locais e por mais pessoas, facilitando suas vendas.
Por isso, utilize as redes sociais, aplicativos de entrega e seu próprio site para promover seu restaurante e seus pratos. Fotos atraentes, descrições detalhadas e avaliações positivas ajudam a atrair novos clientes e a fidelizar os existentes.
Procure investir nesta área com profissionais experientes, que consigam destacar o que seu restaurante tem de melhor. Isso facilitará a pesquisa de clientes que gostam de buscar mais informações dos estabelecimentos.
Apresente o que os consumidores mais procuram saber, como preço, localização, estrutura do restaurante, cardápio e o que mais for relevante para o público.
Priorize a qualidade e o atendimento ao cliente
Garanta que cada pedido seja preparado com cuidado e atenção aos detalhes. Mantenha canais de comunicação abertos para receber feedback dos clientes e esteja sempre pronto para resolver quaisquer problemas de forma rápida e eficiente.
Afinal, após conquistar o pedido, é preciso atender bem ao cliente, para que ele volte outras vezes por notar a qualidade e o cuidado com seu prato.
Por mais que você apresente todas as informações, talvez algumas pessoas fiquem com dúvidas, ofereça meios para esclarecer tudo o que for preciso, dando mais segurança para o cliente.
Conte com a tecnologia
Para atender à demanda de pedidos com qualidade sem deixar o cliente esperando, a tecnologia pode ser uma ótima aliada! Existem soluções, como o Limber Chef, que são especializadas na gestão de restaurantes.
Assim, você consegue ter uma visão completa do seu negócio, do estoque ao financeiro, enquanto visualiza os pedidos do salão e das principais plataformas de delivery. Dessa forma, você sabe exatamente o que cada cliente deseja e pode atendê-los com mais qualidade.
Outro ponto positivo é a facilidade em ver a situação dos pedidos, separar o valor das entregas para o motoboy e ainda acompanhar a movimentação do estoque após despachar os pratos.
Tudo isso é muito importante para garantir que seu restaurante estará sempre pronto para atender da melhor maneira a cada cliente, seja no presencial ou no on-line.
As vantagens da tecnologia para seu negócio
Acabamos de falar de tecnologia, sim. Mas seus benefícios para seu restaurante não param por aí. Ela desempenha um papel fundamental no sucesso do estabelecimento por facilitar a realização de diversas atividades.
Com um software de gestão de restaurantes, você permite que os garçons retirem os pedidos mais rápido e com menos erros, além de ajudar no fechamento da comanda e no seu pagamento no caixa.
Além disso, o sistema permite a análise de dados para entender melhor o comportamento do consumidor e identificar oportunidades de melhoria. A parte financeira também pode ser facilmente acompanhada e você entenderá como estão suas finanças e quais produtos possuem maior ou menor saída.
Esta é uma forma de ter uma gestão mais eficiente, já que você sabe a real situação do seu restaurante, consegue atender ao cliente com mais qualidade e ajuda seus colaboradores a realizarem seu trabalho com mais agilidade.
Aumente suas vendas com o delivery
O serviço de delivery oferece uma oportunidade única para os restaurantes expandirem seus negócios e conquistarem novos clientes. Seguindo as dicas que trouxemos neste artigo e aproveitando as vantagens da tecnologia, é possível garantir que seu restaurante se destaque no mercado e alcance o sucesso desejado.
Lembre-se sempre de priorizar a qualidade, a satisfação do cliente e a inovação para se manter competitivo neste setor em constante evolução. Uma boa gestão do seu restaurante faz toda a diferença em como o cliente percebe o atendimento.
Muitas pessoas estão dispostas a pagar mais e realizar novos pedidos se sentirem que a experiência foi satisfatória. E isso vai além de oferecer uma boa comida ou bebida. Desde a realização do pedido até a entrega, todas as etapas devem estar bem alinhadas e serem executadas com dedicação.
Para estar preparado para quaisquer situações, conte com Limber Chef e tenha mais lucros e menos custos utilizando nosso sistema. Nossa solução oferece mais do que uma opção para atendimento por delivery, mas integra todo o seu negócio, do estoque ao financeiro, para que você tenha mais controle sobre sua gestão e possa atender com mais qualidade às pessoas.
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